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INSS vai poder aprovar benefícios pela internet e telefone

Medida valerá a partir de segunda-feira (21) para salário-maternidade e aposentadoria urbana por idade.


A partir de segunda-feira (21), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixará de agendar o atendimento presencial para os pedidos de aposentadoria por idade e salário-maternidade no Amapá. A iniciativa é nacional.

Agora, o segurado poderá fazer tudo de casa, pelo telefone ou pela internet. Ele deverá acessar o Meu INSS ou ligar para o 135 e, em vez de agendar uma data para ser atendido, receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento. A proposta do INSS é para acelerar o processo e evitar que os segurados enfrentem filas nas agências.

Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível então a concessão automática do benefício, isto é, a distância.

Para Camecran Silva, gerente-executivo do INSS no Amapá, a rapidez e economia de tempo também se aplicam à análise dos benefícios. Ou seja, a espera entre a solicitação do salário-maternidade e aposentadoria por idade urbanos e a resposta será mais curta.

"Na antiga forma de análise dos benefícios, levávamos até 45 dias para essa aprovação, agora, se o segurado tiver todas as informações necessárias no sistema do INSS, ele poderá ser beneficiado automaticamente", ressaltou.

No caso em que os dados não sejam suficientes para a concessão automática do benefício, o INSS entrará em contato com o segurado, para que ele vá para uma agência e apresente a documentação que estiver faltando.

A expectativa é de que até 20% dos requerimentos tenham concessões automáticas. O plano do INSS irá, em breve, disponibilizar esses serviços para outros benefícios.

INSS Digital
O processo de atendimento eletrônico começou em setembro, inicialmente em Santana, e no mês seguinte na capital. Desde o fim de fevereiro deste ano, todos os postos do INSS no estado recebem requerimentos por meio da internet. Para os segurados que não têm acesso à internet, unidades do SuperFácil e postos em prefeituras auxiliam essas pessoas.

"De setembro pra cá o ganho foi muito grande, tanto para nosso trabalho, quanto para o segurado. Acelerando processos, desafogando filas e dando mais disponibilidade para o encurtamento do tempo para as análises desses requerimentos", finalizou.

FONTE: G1

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