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Veja como corrigir cinco erros no cadastro do INSS

Falhas no Cnis, na carteira ou no PIS podem atrasar ou impedir a concessão do benefício no posto


O trabalhador que está planejando se aposentar deve ficar atento para que erros no seu cadastro no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não atrasem ou dificultem a concessão do benefício. O Agora mostra hoje como corrigir cinco falhas comuns que podem atrapalhar a vida dos segurados.

O empregado que já tirou mais de uma carteira de trabalho ao longo da vida pode ter mais de um número de PIS. Isso ocorre porque, antigamente, esse sistema não era integrado e o patrão podia registrar um novo número quando, por exemplo, o funcionário entregava a ele uma nova carteira profissional.

Esse problema é facilmente resolvido. Basta levar as carteiras de trabalho e o RG até uma agência da Caixa Econômica para unificar o registro.

Com o pedido agendado, o segurado deve se preparar para a data de atendimento no posto. Vale a pena conferir antes o Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais), pois nem sempre todos os períodos de trabalho estão sendo registrados corretamente no sistema. O Cnis pode ser consultado pela internet, em meu.inss.gov.br.

Se verificar que algum emprego não está no cadastro ou se algum salário está errado, o segurado deve juntar a papelada para corrigir o problema quando for ao posto da Previdência Social.

A carteira de trabalho é o principal comprovante, mas, se tiver rasuras, pode não ser suficiente. Um documento que ajuda nessa hora é o extrato analítico do FGTS, que pode ser obtido na Caixa.

FONTE: Agora São Paulo

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