Publicidade

Prazo de pagamento do abono do PIS é prorrogado para 29 de dezembro

Segundo Codefat, 1,6 milhão de trabalhadores ainda não sacaram os recursos


O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou nesta quarta-feira a prorrogação do prazo final de pagamento do abono salarial (Pis) para o dia 29 de dezembro. O calendário, referente ao exercício de 2016, que começou em julho do ano passado, estava previsto para terminar no dia 30 de junho. Segundo dados do Codefat, 1,6 mihão de trabalhadores não compareceram às agências da Caixa Econômica Federal para sacar os recursos que somam R$ 1,2 bilhão. O benefício corresponde a um salário mínimo e é pago de forma proporcional aos meses trabalhados no ano.

Os representantes dos trabalhadores no Codefat defendem que o governo faça uma campanha para informar a extensão do prazo. Os valores não retirados são retidos nos cofres públicos.

— Defendemos uma ampla campanha de divulgação — disse Sérgio Luiz Leite, representante da Força Sindical.

Durante a reunião, os conselheiros aprovaram também o novo cronograma de pagamento (ano-base 2017) - que começa no próximo mês e termina em junho do ano que vem. A estimativa é que 23 milhões de trabalhadores sejam beneficiados. O custo projetado para o pagamento do benefício é de R$ 16 bilhões.

O abono e seguro desemprego são custeados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) que é deficitário. Para fechar as contas, o Fundo necessita de aportes do Tesouro Nacional.

FONTE: O Globo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto vou receber em Abono salarial do PIS/PASEP em 2023?

Sinusite: O que é? Sintomas e tratamento.

Publicidade