Publicidade

Saiba o que é e como funciona o FGTS

Todo mês o empregador deposita 8% do salário do empregado em uma conta administrada pela Caixa Econômica Federal (CEF).


O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma espécie de poupança do trabalhador. Quem deposita o dinheiro do fundo é o empregador e quem administra é a Caixa Econômica Federal.

Todo mês o empregador deposita 8% do salário do empregado em uma conta administrada pela Caixa. Como esse dinheiro só pode ser sacado em situações específicas, os recursos dessa conta são utilizados pelo governo na área de habitação popular, saneamento básico e infraestrutura urbana.

Os trabalhadores regidos pela CLT, empregados domésticos e atletas profissionais têm direito ao FGTS. Os trabalhadores individuais ou autônomos, ou seja, que não possuem vínculo empregatício, não têm direito ao fundo.

Quando pode sacar

Todo trabalhador tem direito de sacar o dinheiro quando é demitido sem justa causa, em caso de aposentadoria, ao comprar um imóvel ou em caso de doença grave. Veja aqui todas as situação em que o saque é possível.

Além dessas situações, o governo liberou os saques das contas inativas do FGTS por um período breve, entre março e julho de 2017.

Para saber quanto você tem no seu fundo de garantia basta acessar o extrato na internet: http://www.fgts.gov.br/trabalhador/servicos_online/extrato_fgts.asp

FONTE: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto vou receber em Abono salarial do PIS/PASEP em 2023?

Sinusite: O que é? Sintomas e tratamento.

Publicidade