Publicidade

Funcionário poderá pedir a aposentadoria na empresa

INSS estuda parcerias com empresas para agilizar benefícios e diminuir as filas de espera nas agências


O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está estudando fechar convênios com empresas, como bancos, para que os trabalhadores consigam dar entrada na sua aposentadoria diretamente no RH da firma. O objetivo da medida é acelerar a concessão do benefício.

Segundo o INSS, com o novo projeto, toda a documentação será enviada do RH do empregador para a Previdência, de maneira digital. A partir daí, o processo poderá ser distribuído para análise nas agências mais vazias, em todo o país. A ideia é desburocratizar o processo para que a concessão dos benefícios saia mais rapidamente.

Hoje, já há empresas com convênios com a Previdência para pedidos de benefícios de seus funcionários. A diferença é que a documentação em papel é encaminhada para ser analisada por um funcionário do posto.

O instituto informa que o projeto se trata de uma nova etapa do INSS Digital, que desde o começo do ano liberou várias ferramentas para que o segurado consiga realizar tarefas virtualmente.

O segurado pode, por exemplo, enviar documentos pela internet ao agendar a aposentadoria. Mas ele ainda precisa ir até o posto para apresentar os originais. Já no projeto que será fechado com as empresas, a ideia é dispensar a visita ao INSS.

A assessoria de imprensa do órgão em São Paulo explicou que não há uma data para as parcerias serem implantadas. Porém, disse que há contato com entidades como a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos). A entidade disse não ter conhecimento do assunto.

FONTE: Agora São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto vou receber em Abono salarial do PIS/PASEP em 2023?

Sinusite: O que é? Sintomas e tratamento.

Publicidade