Publicidade

Caixa Diz Que Calendário De Saques do FGTS Está Mantido

A Caixa Econômica Federal diz que o calendário de saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) está mantido. A resposta foi repassada a reportagem de O Regional por telefone na tarde de ontem (23) pela assessoria de comunicação da Caixa. Apesar disso, existe a possibilidade de que aqueles nascidos entre setembro e dezembro não recebam o benefício, caso medida provisória não ser votada até o dia 1º de junho.

A assessoria de comunicação da Caixa na região de São José do Rio Preto disse que se houvesse alguma determinação de alteração, ela seria publicada no site do Conselho Curador do Fundo de Garantia. Como nenhuma informação do tipo teria sido apresentada na página oficial, “a continuidade do calendário está garantida”.

Nossa reportagem também procurou a assessoria de comunicação da Caixa em Brasília que disse que “Segue as normas legais da MP 763/2016,  que regula o cronograma de pagamento das contas inativas do FGTS.  A CAIXA ressalta que cabe ao Congresso Nacional apreciar as normas legais instituídas pela MP 763/2016”, informou por meio de comunicado por email.

Atualmente os saques do FGTS estão na terceira rodada, que contemplam os nascidos nos meses de junho, julho e agosto. A dúvida sobre a possibilidade do não recebimento já preocupou diversos catanduvenses que procuraram nossa reportagem em busca de respostas sobre o assunto.

Isso porque, a Medida Provisória que libera os saques de recursos do FGTS depositados em contas inativas caduca na semana que vem, mais precisamente no dia 1º de junho. Caso não seja aprovada até lá, aproximadamente 10 milhões de trabalhadores que nasceram entre setembro e dezembro não conseguirão sacar os R$ 14,6 bilhões que tem direito.

Na Câmara, a MP do FGTS está prevista para ser votada a partir desta quarta-feira, dia 24, mas a medida chegou a entrar na pauta e saiu de votação nos dias 16 e 17 de maio. A MP do FGTS é o quinto item da pauta, que só pode ser revertida por acordo.

A MP foi enviada pelo governo em 23 de dezembro do ano passado. Ela autoriza o saque de contas inativas do FGTS,para trabalhadores que pediram demissão do trabalho ou foram demitidos por justa causa antes de 31 de dezembro de 2015. O dinheiro está sendo liberado de acordo com a data de aniversário dos trabalhadores que têm direito ao benefício. Já foram liberados o dinheiro dos nascidos entre janeiro e agosto. A próxima liberação prevista será em 16 de junho, para nascidos entre setembro e novembro, e 14 de julho, em dezembro. O prazo final para saque é 31 de julho.

Em 24 horas, mais de mil buscaram saque em Catanduva

Entre os dias 12 e 13 de maio, mais de mil pessoas teriam buscado os saques das contas inativas em Catanduva. A média era de aproximadamente 41 atendimentos. Os números só levavam em consideração uma das agências localizadas na cidade. Nossa reportagem acompanhou a movimentação e a maioria dos entrevistados teria dito que usaria o dinheiro dos saques para pagar contas e quitar dívidas

FONTE: O Regional

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto vou receber em Abono salarial do PIS/PASEP em 2023?

Sinusite: O que é? Sintomas e tratamento.

Publicidade