Publicidade

Previdência oferece 'calculadora' de aposentadoria online; veja passo a passo

Sistema oferece extrato das contribuições feitas, cálculo do tempo de contribuição e do valor do benefício. Para isso, é preciso fazer cadastro; cálculo é feito pelas regras em vigor.


Previdência Social criou uma calculadora virtual para ajudar trabalhadores de todo o país a entender e projetar a aposentadoria nos próximos anos. No sistema, o contribuinte consegue saber quanto já contribuiu, quanto ainda falta e quanto deve receber, em reais, quando parar de trabalhar.

O cálculo é feito pelas regras atuais – e, por isso, pode sofrer mudanças se o governo aprovar a reforma da Previdência.
Para obter as informações, basta clicar em Simule Sua Aposentadoria, na página inicial da Previdência, e fazer um cadastro rápido no site do INSS.
Página inicial (Foto: Reprodução)
O formulário pede dados como o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT) – quem tem PIS, Pasep ou NIS pode inserir essa numeração.
Segunda tela que aparece (Foto: Reprodução)
Em seguida, basta incluir os períodos de contribuição em cada trabalho comprovado – e também os períodos de afastamento. Ao fim, o sistema calcula por quanto tempo o trabalhador já contribuiu, e quanto tempo ainda falta até a aposentadoria integral.
Terceira tela que aparece no sistema (Foto: Reprodução)

Outro print que aparece (Foto: Reprodução)
Com esse dado em mãos, basta voltar à tela inicial do site e clicar no link “Calcular Valor de Benefício”. Nesta seção, é preciso informar dados pessoais, tipo de benefício (aposentadoria por idade, por tempo de serviço ou por invalidez, por exemplo) e o tempo de contribuição.
Última tela que aparece para calcular benefício (Foto: Reprodução)
Em todas as seções, a Previdência Social informa que o cálculo é apenas uma simulação, e que os relatórios gerados não funcionam como prova judicial. Isso, porque o tempo de contribuição precisa ser comprovado por documentos que não são solicitados no site.

FONTE: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quanto vou receber em Abono salarial do PIS/PASEP em 2023?

Sinusite: O que é? Sintomas e tratamento.

Publicidade